Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS

Palavra-chaves: AULAS DE ILE., ATIVIDADES LITERÁRIAS., TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA., ENFOQUE POR TAREFAS. Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26018
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 785
    "titulo" => "LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS"
    "resumo" => "A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas,  apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas;  Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "AULAS DE ILE., ATIVIDADES LITERÁRIAS., TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA., ENFOQUE POR TAREFAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID785_20072016144401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA SILVA"
    "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com"
    "autor_ies" => "MAPLE BEAR CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26018
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 785
    "titulo" => "LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS"
    "resumo" => "A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas,  apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas;  Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "AULAS DE ILE., ATIVIDADES LITERÁRIAS., TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA., ENFOQUE POR TAREFAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID785_20072016144401.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA SILVA"
    "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com"
    "autor_ies" => "MAPLE BEAR CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas, apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas; Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.