A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas, apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas; Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo.