Resumo: Este trabalho foi organizado com base nas atividades desenvolvidas ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado III da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. A temática escolhida no processo de docência constituiu-se em torno do tema “A imagem da mulher na sociedade pós – moderna”. Nosso objetivo, voltado à literatura, organizou-se dentro do subtema “traição e a posição da mulher na sociedade” e através desses temas utilizamos o poema “O Caso do Vestido” de Carlos Drummond de Andrade, em uma turma do terceiro ano do ensino médio. Nosso marco teórico foi construído com base nas contribuições de Andrade (2014), Beauvoir (1970), Soares (1988), Oliveira (2010), Pinheiro (2012), além dos documentos – Orientações Curriculares e Referenciais curriculares da Paraíba. Acreditamos que os temas em destaque contribuíram para proporcionar, aos alunos, aulas que priorizam a interpretação do texto literário, como também questionar a posição da mulher em seus contextos sociais, observados através da leitura do poema. Os gêneros poema e música também foram utilizados em sala. Esses são pertinentes, pois fazem com que os discentes tenham contato com o texto literário e através dele possam discutir temas que perpassam o seu cotidiano, além de terem acesso à literatura de modo diferente do que é posto nos manuais didáticos. Assim, podemos perceber, através das aulas ministradas, que a interpretação do texto literário precisa ser o momento principal das aulas de literatura. Verificamos, também, que os alunos demostraram interesse em participar das aulas porque expomos temáticas que são pouco exploradas nas atividades de ensino e aprendizagem, essas que dialogam com o contexto social vivenciado pelas relações entre homem e mulher na atualidade.
Palavras- chaves: Gênero, Traição, Literatura.