ESSA HISTÓRIA É DE VERDADE PROFESSORA?
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25972 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "ESSA HISTÓRIA É DE VERDADE PROFESSORA?" "resumo" => "Ler, contar e ouvir o que se conta como práticas educacionais, pode ser revelador aos ouvidos adultocêntricos frente aos conhecimentos e memórias infantis. Os contos, estando presentes nos livros didáticos e na diversidade do material literário no contexto escolar, promovem contações e reconhecimento de memórias, porém alguns por afirmar sua alteridade, são descartados da prática pedagógica, como os Contos do Sagrado Religioso. Nos momentos de leitura e contação de histórias que acontecem no mínimo 3 vezes por semana no 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de João Pessoa, os contos que envolvem o Sagrado na literatura infantil contemporânea foram incluídos, sendo estes: Aguemon de Carolina Cunha; Nina África de Leonice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes; O Maluco do Céu de Anna Gobel; Um Senhor muito velho com umas asas enormes de Gabriel Garcia Márquez e Carme Solé Vendrell; A origem do mundo de Maria Augusta M. Randon; Rei Gilgamesh de Ludmila Zeman; O segredo da chuva de Daniel Munduruku; O pescador, o anel e o rei, conto popular recontado por Bia Bedran. Este processo valorizou e analisou a representação das crianças, como leem o mundo frente ao sagrado, como os compreendem a partir de sua cultura religiosa e os relacionam com o contexto social. Histórias contadas e escritas deste universo Sagrado foram apresentadas pelas crianças, reafirmaram conceitos da identidade religiosa que participam, revelando questionamentos críticos em relação a diversidade e diferenças, procurando explicar os fatos misteriosos e curiosos do mundo. Surgiram ainda termos pejorativos e estranhamentos expressados individualmente, muito associado com o que internalizaram das suas relações inter e intrageracionais em sociedade. Este trabalho desenvolveu-se a partir da protagonismo das crianças e mediação da docente na leitura e contação dos contos envolvendo o sagrado religioso de algumas culturas como africana, grega, indígena, cristã ocidental, com sua origem na cultural oral mas que sua essência foi mantida e recontada nos livros da literatura infantil por editoras consideradas laicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "CONTOS, SAGRADO, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID107_20052016141606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JENIFFER RODRIGUES DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KARLA MENDONÇA" "autor_email" => "karla-pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25972 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "ESSA HISTÓRIA É DE VERDADE PROFESSORA?" "resumo" => "Ler, contar e ouvir o que se conta como práticas educacionais, pode ser revelador aos ouvidos adultocêntricos frente aos conhecimentos e memórias infantis. Os contos, estando presentes nos livros didáticos e na diversidade do material literário no contexto escolar, promovem contações e reconhecimento de memórias, porém alguns por afirmar sua alteridade, são descartados da prática pedagógica, como os Contos do Sagrado Religioso. Nos momentos de leitura e contação de histórias que acontecem no mínimo 3 vezes por semana no 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de João Pessoa, os contos que envolvem o Sagrado na literatura infantil contemporânea foram incluídos, sendo estes: Aguemon de Carolina Cunha; Nina África de Leonice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes; O Maluco do Céu de Anna Gobel; Um Senhor muito velho com umas asas enormes de Gabriel Garcia Márquez e Carme Solé Vendrell; A origem do mundo de Maria Augusta M. Randon; Rei Gilgamesh de Ludmila Zeman; O segredo da chuva de Daniel Munduruku; O pescador, o anel e o rei, conto popular recontado por Bia Bedran. Este processo valorizou e analisou a representação das crianças, como leem o mundo frente ao sagrado, como os compreendem a partir de sua cultura religiosa e os relacionam com o contexto social. Histórias contadas e escritas deste universo Sagrado foram apresentadas pelas crianças, reafirmaram conceitos da identidade religiosa que participam, revelando questionamentos críticos em relação a diversidade e diferenças, procurando explicar os fatos misteriosos e curiosos do mundo. Surgiram ainda termos pejorativos e estranhamentos expressados individualmente, muito associado com o que internalizaram das suas relações inter e intrageracionais em sociedade. Este trabalho desenvolveu-se a partir da protagonismo das crianças e mediação da docente na leitura e contação dos contos envolvendo o sagrado religioso de algumas culturas como africana, grega, indígena, cristã ocidental, com sua origem na cultural oral mas que sua essência foi mantida e recontada nos livros da literatura infantil por editoras consideradas laicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "CONTOS, SAGRADO, CRIANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID107_20052016141606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JENIFFER RODRIGUES DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KARLA MENDONÇA" "autor_email" => "karla-pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }