Este trabalho é um recorte do relatório de estágio curricular de regência de turma do curso de licenciatura em Letras da UFPE (disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa II), desenvolvido numa turma de 7º ano do ensino fundamental no ano de 2013. Pretende-se realizar um relato da experiência de trabalho com o gênero textual poema, mais especificamente com a prática de análise linguística. O texto poético, durante as aulas ministradas, foi utilizado de acordo com os pressupostos de Geraldi (2011), numa concepção sociointeracionista de língua, sendo enfatizados os recursos próprios do gênero, como rima, ritmo, figuras de linguagem, o que nos parece favorecer o letramento literário. Além disso, realizamos atividades nas quais os alunos observaram os recursos do poema em suas próprias produções textuais. A escolha dos poemas lidos e discutidos foi baseada no tema de um projeto didático temático que aplicamos, intitulado “Palavra protestada: um paralelo entre os protestos da ditadura militar e da atualidade através dos gêneros poema e notícia”, elaborado exclusivamente para a turma, a partir de interesses socioculturais dos alunos.