A poesia em sala de aula requer, do docente, um fazer pedagógico significativo. Nesse sentido, sugerir um planejamento metodológico de leitura literária que possibilite, aos estudantes do Ensino Médio, uma experiência de leitura qualitativa exige um estudo calcado na formação do leitor. É nesse caminhar que propomos um discurso em torno do processo de recepção de alguns poemas de Manuel Bandeira e de algumas estratégias de leitura. A relevância de propor uma metodologia inspirada em alguns preceitos da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss e de Wolfgang Iser, é de possibilitar uma experiência estética por meio da interação texto-leitor. Na perspectiva de um planejamento de ensino, o Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), pode lançar mão de um percurso de leitura dialógico em sala de aula, uma vez que os estudantes relacionem as suas experiências e vivências de mundo com o texto poético. No que concerne à estratégia de leitura, entendemos que sugerir meios para a leitura literária no âmbito escolar é uma ferramenta significativa para o processo de compreensão. Desse modo, respaldamo-nos teoricamente em Solé (1998), Pinheiro (2007), Souza (2004) e Cosson (2012). Os resultados parcialmente coletados mostram adolescentes mais interessados em discutir o percurso de suas inferências, visualizações, sumarizações, conexões, bem como tais estratégias contribuíram para a compreensão do texto poético