HARRY POTTER E A PEDRA DA RECEPÇÃO: LEITORES E LEITURAS DE J.K. ROWLING
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25981 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "HARRY POTTER E A PEDRA DA RECEPÇÃO: LEITORES E LEITURAS DE J.K. ROWLING" "resumo" => "Em sua obra Cultura Letrada (2006) Márcia Abreu promove reflexões bastante atuais sobre produção e circulação de livros de literatura, influências construídas a partir de um cânone acadêmico, e ainda, suportes e veículos que definem os caminhos do texto literário dentro e fora da escola. No contexto apresentado pela autora se inserem a necessidade de discussão sobre a importância das literaturas de massa no processo de formação de leitores inseridos nessa cena contemporânea de leitura literária. Da mesma forma e seguindo a mesma perspectiva, temos os pressupostos da Estética da Recepção, nas teses defendidas por Jauss e na teoria do efeito estético de Iser, que desenvolveram estudos fundantes sobre o lugar atribuído como próprio para o leitor e para construção de sentidos no texto literário. Partimos dessas perspectivas para enfocar o fenômeno mundial de leitura Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) da escritora britânica J.K. Rowling. Em nosso artigo promovemos a investigação de aspectos sobre como a leitura da saga Harry Potter tem contribuído para ampliação dos horizontes de expectativas de crianças e adolescentes e se tornando um significativo instrumento para a concretização do Letramento Literário para além dos muros escolares. Também contribuirão como arcabouço teórico as discussões de Teresa Colomer (2003; 2007), Regina Zilberman (2012) e Rildo Cosson (2014) que ancoram as reflexões acerca do Letramento Literário e da formação de leitores literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14: REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NAS LITERATURAS ANGLÓFONAS" "palavra_chave" => "HARRY POTTER, CULTURA LETRADA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA14_ID260_21072016185512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EGBERTO GUILLERMO LIMA VITAL" "autor_nome_curto" => "EGBERTO VITAL" "autor_email" => "egberto.guillermo@gmail.c" "autor_ies" => "POSLE/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25981 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "HARRY POTTER E A PEDRA DA RECEPÇÃO: LEITORES E LEITURAS DE J.K. ROWLING" "resumo" => "Em sua obra Cultura Letrada (2006) Márcia Abreu promove reflexões bastante atuais sobre produção e circulação de livros de literatura, influências construídas a partir de um cânone acadêmico, e ainda, suportes e veículos que definem os caminhos do texto literário dentro e fora da escola. No contexto apresentado pela autora se inserem a necessidade de discussão sobre a importância das literaturas de massa no processo de formação de leitores inseridos nessa cena contemporânea de leitura literária. Da mesma forma e seguindo a mesma perspectiva, temos os pressupostos da Estética da Recepção, nas teses defendidas por Jauss e na teoria do efeito estético de Iser, que desenvolveram estudos fundantes sobre o lugar atribuído como próprio para o leitor e para construção de sentidos no texto literário. Partimos dessas perspectivas para enfocar o fenômeno mundial de leitura Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) da escritora britânica J.K. Rowling. Em nosso artigo promovemos a investigação de aspectos sobre como a leitura da saga Harry Potter tem contribuído para ampliação dos horizontes de expectativas de crianças e adolescentes e se tornando um significativo instrumento para a concretização do Letramento Literário para além dos muros escolares. Também contribuirão como arcabouço teórico as discussões de Teresa Colomer (2003; 2007), Regina Zilberman (2012) e Rildo Cosson (2014) que ancoram as reflexões acerca do Letramento Literário e da formação de leitores literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14: REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NAS LITERATURAS ANGLÓFONAS" "palavra_chave" => "HARRY POTTER, CULTURA LETRADA, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA14_ID260_21072016185512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EGBERTO GUILLERMO LIMA VITAL" "autor_nome_curto" => "EGBERTO VITAL" "autor_email" => "egberto.guillermo@gmail.c" "autor_ies" => "POSLE/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }