O valor simbólico possuído pela literatura compreende uma gama de significados, um discurso carregado de sentidos e representações ideológicas, que revelam a existência de uma relação dialógica e verossímil entre a literatura e um dado processo histórico e social.
O mundo fantástico, fabuloso, maravilhoso e místico dos contos de fada exercem fascínio e encanto sobre aquele que ler essa literatura, confirmamos esta afirmação a partir do pressuposto de que tais narrativas ainda nos dias de hoje influenciam pessoas de diversas idades, sexo e culturas.
O leitor, busca nas narrativas maravilhosas sentidos essenciais para a sua condição humana através de uma linguagem arquetipada, metafórica, alegórica e simbólica que lhe desperta magia e encantamento.
Em épocas passadas, os contos de fadas era restritos apenas aos livros ou as rodas de conversa, nos dias de hoje podemos perceber que estes ganharam novas roupagens, ganhando mais espaço na mídia, inclusive na publicidade através dos efeitos de sentidos produzidos por meio desse objeto simbólico.
Considerando o anuncio publicitário como um gênero textual que se encontra frequentemente presente em nosso contexto social, apropriando-se de discursos persuasivos e criativos a fim de instigar o consumidor a comprar seus produtos, nesta pesquisa, buscaremos analisar, à luz da Análise do Discurso das imagens dos anúncios publicitários “Contos de Melissa”, buscaremos mostrar como a junção do real com o imaginário representa uma gama de recursos simbólicos voltados para um publico jovem que deseja transgredir, mas ao mesmo tempo é tradicional ao ponto de usar uma marca consagrada de sandálias femininas.