Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da Literatura através da inter-relação das artes. Compreendendo a análise arte – literatura abordada em Gouveia (2014), entendemos que assim como afirma Todorov (2009) ao ratificar a importância dos métodos para se trabalhar a Literatura desde que sejam meios e não fins em si mesmos, pudemos então utilizar do cinema e da música como ponte para a preparação da leitura literária. Diante de centenas de discussões já existentes sobre a dificuldade de se trabalhar a Literatura na escola, trazemos aqui uma proposta que busca ajudar, instigar e contribuir com resultados positivos na prática da sala de aula. Tomamos também como referencial as observações de Bamberger (1975) que já naquela época fazia relevante reflexão sobe o exercício da leitura, oferecendo significativa contribuição para a efetivação da leitura na sala de aula e no espaço escolar. Trazemos então reflexões da nossa prática como contribuição para o exercício docente e aproveitamento discente, para a “arte” e em nome da “arte” (do conceito aqui compreendido como arte).