GOTA D’ÁGUA INUNDANDO O SERTÃO: AS INTERFACES DA CANÇÃO NO TEATRO DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM SALA DE AULA
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Para a concretização deste exercício de modelização, utilizamos como lastro teórico os conceitos da Semiótica da Cultura somados aos estudos acerca da Linguagem Dramática e da Canção, com enfoque na Música Popular Brasileira (MPB). Através deste respaldo conceitual, pretendeu-se tecer um diálogo intersemiótico entre o Teatro e a Canção, duas linguagens que consideramos estruturais do ponto de vista do significado da peça analisada. Nesta pesquisa, tanto a canção popular, quanto o texto dramático foram considerados sistemas modelizantes de segundo grau, uma vez que transmitem significados próprios e também por possuírem codificações singulares em relação à língua natural que é o sistema modelizante de primeiro grau. Assim, partindo da relação atuante entre texto literário e leitor, meu objetivo, agora, é construir, com os alunos do Instituto Federal de Alagoas, uma visão de como podemos trabalhar a literatura com as diversas interfaces que ela possui com outras artes. 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