Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

“APRENDER É VIVER” NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: (RE)PENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GRUPOS ESTRUTURADOS, FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA Relato de Experiência(RE) Universidade aberta à terceira idade
0 of 0
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 2566 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 1529 "inscrito_id" => 1923 "titulo" => "“APRENDER É VIVER” NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: (RE)PENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS" "resumo" => "“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa disciplina realiza-se atividades práticas com grupos humanos, dentre eles o “Aprender é Viver”. Trata-se de um grupo estruturado formado em 2006, composto por participantes permanentes - usuários com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), em sua maioria idosos, atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica do departamento de Nutrição da UFRN - e participantes temporários, alunos do sexto período do curso de Nutrição que estão cursando a disciplina. O presente trabalho objetiva apresentar as percepções de estudantes de Nutrição da UFRN sobre a importância desse grupo estruturado na sua formação como nutricionistas. O corpus é composto por relatos de estudantes que cursam a referida disciplina e desenvolvem atividades com esse grupo. Os alunos relatam que a vivência junto ao grupo (1) permite conhecer a realidade de pacientes com DCNT, o que desvela fenomenologicamente os diversos fatores relacionados às escolhas e ao consumo alimentar. Comentam também que os encontros pensados a partir das ideias de educação freiriana e da pedagogia de projetos, com a utilização de metodologias ativas, (2) permitem discutir o papel do nutricionista enquanto educador que busca a compreensão e também a transformação das realidades sócio-histórico-culturais e estilos de vida que possam influenciar o processo saúde-doença. Os trabalhos com esse grupo, portanto, estimulam a reflexão acerca da função do nutricionista como profissional de saúde e educador que precisa (re)pensar a alimentação como expressão da experiência subjetiva e identitária, questão que parece ser o grande desafio deste profissional na atualidade.“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Universidade aberta à terceira idade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GRUPOS ESTRUTURADOS, FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_1923_c936e5a3ab28afc212c0a862da1d9e4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNAH SAMARA MONTEIRO DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "HANNAH SAMARA" "autor_email" => "hannahsamara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 2566 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 1529 "inscrito_id" => 1923 "titulo" => "“APRENDER É VIVER” NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: (RE)PENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS" "resumo" => "“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa disciplina realiza-se atividades práticas com grupos humanos, dentre eles o “Aprender é Viver”. Trata-se de um grupo estruturado formado em 2006, composto por participantes permanentes - usuários com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), em sua maioria idosos, atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica do departamento de Nutrição da UFRN - e participantes temporários, alunos do sexto período do curso de Nutrição que estão cursando a disciplina. O presente trabalho objetiva apresentar as percepções de estudantes de Nutrição da UFRN sobre a importância desse grupo estruturado na sua formação como nutricionistas. O corpus é composto por relatos de estudantes que cursam a referida disciplina e desenvolvem atividades com esse grupo. Os alunos relatam que a vivência junto ao grupo (1) permite conhecer a realidade de pacientes com DCNT, o que desvela fenomenologicamente os diversos fatores relacionados às escolhas e ao consumo alimentar. Comentam também que os encontros pensados a partir das ideias de educação freiriana e da pedagogia de projetos, com a utilização de metodologias ativas, (2) permitem discutir o papel do nutricionista enquanto educador que busca a compreensão e também a transformação das realidades sócio-histórico-culturais e estilos de vida que possam influenciar o processo saúde-doença. Os trabalhos com esse grupo, portanto, estimulam a reflexão acerca da função do nutricionista como profissional de saúde e educador que precisa (re)pensar a alimentação como expressão da experiência subjetiva e identitária, questão que parece ser o grande desafio deste profissional na atualidade.“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Universidade aberta à terceira idade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GRUPOS ESTRUTURADOS, FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_1923_c936e5a3ab28afc212c0a862da1d9e4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNAH SAMARA MONTEIRO DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "HANNAH SAMARA" "autor_email" => "hannahsamara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa disciplina realiza-se atividades práticas com grupos humanos, dentre eles o “Aprender é Viver”. Trata-se de um grupo estruturado formado em 2006, composto por participantes permanentes - usuários com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), em sua maioria idosos, atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica do departamento de Nutrição da UFRN - e participantes temporários, alunos do sexto período do curso de Nutrição que estão cursando a disciplina. O presente trabalho objetiva apresentar as percepções de estudantes de Nutrição da UFRN sobre a importância desse grupo estruturado na sua formação como nutricionistas. O corpus é composto por relatos de estudantes que cursam a referida disciplina e desenvolvem atividades com esse grupo. Os alunos relatam que a vivência junto ao grupo (1) permite conhecer a realidade de pacientes com DCNT, o que desvela fenomenologicamente os diversos fatores relacionados às escolhas e ao consumo alimentar. Comentam também que os encontros pensados a partir das ideias de educação freiriana e da pedagogia de projetos, com a utilização de metodologias ativas, (2) permitem discutir o papel do nutricionista enquanto educador que busca a compreensão e também a transformação das realidades sócio-histórico-culturais e estilos de vida que possam influenciar o processo saúde-doença. Os trabalhos com esse grupo, portanto, estimulam a reflexão acerca da função do nutricionista como profissional de saúde e educador que precisa (re)pensar a alimentação como expressão da experiência subjetiva e identitária, questão que parece ser o grande desafio deste profissional na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.