O aumento da demanda por Instituições de Longa Permanência para Idosos em países em desenvolvimento como o Brasil não se associa necessariamente a investimentos no atendimento das expectativas e direitos dos usuários e suas famílias. O estudo objetivou avaliar ILPI brasileiras com base na dimensão da qualidade do cuidado Atenção Centrada nas Pessoas. Realizou-se uma avaliação transversal em 31 ILPI mediante a aplicação do Observable Indicators of Nursing Home Care Quality Instrument (IOQ), que contém 30 indicadores de estrutura e processo, agrupados em sete dimensões: (1) Comunicação; (2) Cuidados; (3) Aparência; (4) Odores; (5) Ambientes básicos; (6) Acesso e (7) Ambiente Familiar, e são medidos por observação direta. Três perfis de avaliadores (profissionais de saúde, reguladores e potenciais consumidores) coletaram os dados para análise da situação das ILPI avaliadas. Em geral, foi constatado piores resultados relacionados ao processo (média=2,7), enquanto os dados de estrutura obtiveram média de 3,5, mediante escala de 1 a 5 pontos por indicador. As dimensões melhores avaliadas estiveram associadas aos “Odores (média= 4,1)” e “Gestão da Aparência dos Idosos (média=3,9)”, ao passo que as dimensões prioritárias para receberem intervenções de melhoria foram “Prestação de Cuidados (média=2,0)” e “Ambiente Familiar (média= 2,5)”, em escala de 1 a 5. A qualidade das ILPI brasileiras foi possível de ser avaliada por diferentes entes sociais e apresentou grande margem de melhoria quanto a Atenção Centrada nas Pessoas. O caminho para a melhoria do cuidado aos idosos que cada vez mais demandam este tipo de serviços ainda parece ser muito longo, necessitando mudanças urgentes nas políticas sociais e de saúde, assim como no gerenciamento da qualidade destas instituições, para transformar as ILPI em serviços mais adequados às necessidades e expectativas da população idosa e de seus familiares.