O envelhecimento é um processo natural, contínuo e relativamente lento que ocorre com todas os seres humanos. O cidadão tem direito ao lazer (BRASIL, 1988), e podendo usufruir dessas práticas, o transcorrer do tempo de vida se torna mais inclusivo, completo e humano. Para tanto se faz necessário que os cidadãos compreendam a organização da vida social, que inclui o tempo de trabalho, o das obrigações e o tempo livre, no qual podem usufruir o lazer. Também é necessário, ao longo da vida, que haja a Educação para o Lazer, considerando-o como fator de qualidade de vida. Diferentes fatores da vida, física, psicológica e social são alterados quando o idoso possui um envelhecimento ativo e pratica atividades voltadas para o lazer. Em um projeto em andamento, com Educação para o lazer e com vivências de lazer para idosos, há necessidade de se avaliar o entendimento dos participantes sobre a temática. Dessa forma, se fez necessário verificar o que os alunos do Programa da Terceira Idade compreendem sobre o lazer e como utilizam suas horas livres do dia a dia, que é o objetivo desta pesquisa.