INTRODUÇÃO: O acidente vascular cerebral (AVC) é um problema de saúde pública, sendo uma das maiores causas de morbi-mortalidade em todo o mundo. No Brasil, apesar do declínio nas taxas de mortalidade, ainda é a principal causa de morte. Com o envelhecimento populacional é possível observar um aumento nos índices de mortalidade por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, destacando-se AVC, que é uma patologia aguda grave, causada pela ausência de irrigação sanguínea em determinada região do cérebro, decorrente da obstrução ou rompimento de uma artéria. OBJETIVO: O estudo visa descrever a experiência de acadêmicos de cursos de graduação Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre a participação da organização coleta de dados com a técnica do Grupo Focal (GF) com enfermeiros atuantes no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, sob a forma de relato de experiência. O estudo se refere às vivências de acadêmicos dos cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia da UFBA, durante a pesquisa do Mestrado em Enfermagem intitulada: “Acolhimento com Classificação de Risco à pessoa idosa com suspeita de Acidente Vascular Cerebral”. RESULTADOS: A experiência tem sido significativa, uma vez que permitiu participação no planejamento e execução de um grupo focal, a técnica do grupo focal propicia momentos de profunda reflexão possibilitando reviver situações acadêmicas e profissionais, além de melhorar as relações interpessoais. CONCLUSÃO: O relato de experiência traz como destaque a relevância desta vivência para formação dos graduandos no âmbito da pesquisa e crescimento pessoal, principalmente na perspectiva de conhecimento de métodos de coleta de dados e produção do conhecimento científico e a possibilidade de despertar possíveis objetos de estudos, para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso dos graduandos em questão. Ademais, acredita-se que a pesquisa corroborou para a construção de propostas integradas e articuladas no processo de construção do saber.