Identificar a partir da revisão integrativa de literatura o conhecimento produzido sobre as ações de educação em saúde na doença pulmonar obstrutiva crônica. Método: Para guiar esta pesquisa usou-se a seguinte questão norteadora: Quais são as ações de educação em saúde na doença pulmonar obstrutiva crônica? Os levantamentos bibliográficos foram realizados pela Internet, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), IBECS ( Índice Bibliografico Español de Ciencias de la Salud), BDENF (Base de dados bibliográfica especializada na área de Enfermagem). Os critérios de inclusão que conduziram a seleção da amostra foram: Artigos que tratassem de ações de educação em saúde na doença pulmonar obstrutiva crônica, na modalidade original, em formato de texto completo, nos idiomas português, inglês e espanhol, sem restrição temporal. Os critérios de exclusão pautaram-se em pesquisas que apenas apresentassem resumos e/ou não focassem da temática do estudo. Resultados: Foram identificados 538 artigos, a distribuição dos mesmos se deu da seguinte forma: 3 no LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde), 528 no Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), 6 no IBECS (Índice bibliográfico Español de Ciencias de La Salud), 1 no BDEN (Base de dados bibliográfica especializada na área de Enfermagem). Dos 538 artigos, 304 estavam sob a forma de texto completo. Após a aplicação dos filtros restaram 11 artigos, os quais foram lidos e selecionados. Destes restaram 5, que estavam dentro do objeto de estudo. Conclusão: É perceptível que as pesquisa sobre ações e estratégias de educação em saúde na DPOC mostram bons resultados, o que aponta para mudanças objetivas no cotidiano do portador da doença.
Descritores: educação em saúde, doença pulmonar obstrutiva crônica, idosos.