FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: AVALIAÇÃO E DESAFIOS
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23840 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 1420 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: AVALIAÇÃO E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o processo de formação continuada de professores desenvolvidos no âmbito de escolas do semiárido paraibano. Traz como recorte os saberes e fazeres de 20 professores durante e após a realização de um curso de especialização em educação ambiental voltada para o semiárido, o qual teve duração de dois anos (novembro de 2010 a novembro de 2012) e envolveu diversas cidades do cariri paraibano, entre elas Boa Vista, Cabaceiras, Gurjão, São João do Cariri e Serra Branca. Para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista do tipo semiestruturada, onde questões como " Qual foi a importância deste curso para sua atuação docente?", "Que dificuldades você enfrentou durante o curso?", "Quais as dificuldades em contextualizar os temas ambientais com sua disciplina antes e depois do curso?" foram discutidas. A partir dos resultados da pesquisa podemos concluir que os professores pesquisados de fato utilizaram os conhecimentos adquiridos na formação continuada em sua prática docente e que o curso de especialização contribuiu para a melhoria de sua prática docente no tocante às questões ambientais. Entretanto, os sujeitos da pesquisa relataram dificuldades durante o Curso, tais como questões de orientação e em contextualizar os conteúdos de suas disciplinas com os temas ambientais. Destacamos que a formação continuada é essencial para a aquisição de novos sentidos e significados da prática docente, a qual deve ser realizada de forma contextualizada com a realidade local, promovendo a formação de cidadãos críticos, atuantes e transformadores da realidade onde estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1420_24102016205812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEITE DE MELO RUFFO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RUFFO" "autor_email" => "thiagoruffo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS CABEDELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23840 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 873 "inscrito_id" => 1420 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: AVALIAÇÃO E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o processo de formação continuada de professores desenvolvidos no âmbito de escolas do semiárido paraibano. Traz como recorte os saberes e fazeres de 20 professores durante e após a realização de um curso de especialização em educação ambiental voltada para o semiárido, o qual teve duração de dois anos (novembro de 2010 a novembro de 2012) e envolveu diversas cidades do cariri paraibano, entre elas Boa Vista, Cabaceiras, Gurjão, São João do Cariri e Serra Branca. Para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista do tipo semiestruturada, onde questões como " Qual foi a importância deste curso para sua atuação docente?", "Que dificuldades você enfrentou durante o curso?", "Quais as dificuldades em contextualizar os temas ambientais com sua disciplina antes e depois do curso?" foram discutidas. A partir dos resultados da pesquisa podemos concluir que os professores pesquisados de fato utilizaram os conhecimentos adquiridos na formação continuada em sua prática docente e que o curso de especialização contribuiu para a melhoria de sua prática docente no tocante às questões ambientais. Entretanto, os sujeitos da pesquisa relataram dificuldades durante o Curso, tais como questões de orientação e em contextualizar os conteúdos de suas disciplinas com os temas ambientais. Destacamos que a formação continuada é essencial para a aquisição de novos sentidos e significados da prática docente, a qual deve ser realizada de forma contextualizada com a realidade local, promovendo a formação de cidadãos críticos, atuantes e transformadores da realidade onde estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, SEMIÁRIDO, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1420_24102016205812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO LEITE DE MELO RUFFO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RUFFO" "autor_email" => "thiagoruffo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS CABEDELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }