O solo é um recurso natural, primordial para a vida de várias espécies, onde desempenha funções importantes tanto para o meio ambiente como para a produção de alimentos e matéria prima. Compreender os processos do solo desde a sua formação até os fatores que o degradam são fundamentais para que se entenda a necessidade de sua conservação. O solo como base para a educação apresenta papel importante para a formação de uma percepção ambiental e ecológica para o indivíduo, pois desperta conhecimentos e habilidades no processo de formação. A educação em solos é um tema desvalorizado no ensino fundamental e médio, visto que, é necessária a implantação dessa temática nas escolas através de metodologias teóricas e práticas, com materiais de apoio de fácil compreensão. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos estudantes sobre o tema solo por meio da aplicação de questionários na região do semiárido paraibano. Os questionários foram aplicados aos alunos com idades entre 13 e 18 anos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, da Escola Mosenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-Paraíba. A metodologia utilizada baseia-se em primeira instância na aplicação de questionários avaliativos e, posteriormente, em atividades teóricas e práticas mostrando a importância da preservação do solo. Embora o projeto esteja em fase de desenvolvimento, é notória a percepção que os alunos estão criando sobre a importância de conhecer os processos de formação e conservação do solo na região do semiárido, que é caracterizado por ser um solo frágil devido às diversas condições as quais eles foram formados.