Este texto é oriundo de uma pesquisa de PIBIC/UEPB intitulada: “Ensino de história e educação no Campo: história local, currículo, memória e identidade”, que teve por prisma discutir o ensino de história e o currículo praticado no campo, através da escola do Assentamento Padre Assis, Sossego-PB, na perspectiva da interculturalidade, tendo por foco a história local, identidade e memória. O corrente artigo refere-se a um desmembramento da nossa pesquisa. Temos por objetivo discutir o saber docente forjado na experiência prática do cotidiano da sala de aula, no tocante a perceber como elas percebem e reconhecem o seu fazer docente. Versamos sobre a perspectiva de que a experiência empírica é formativa, na medida em que as professoras experienciam seu fazer docente no contexto escolar da escola do campo, seja a partir dos desafios e/ou prazeres que lhes atravessam, moldando sua própria visão sobre sua prática docente. No que se refere à abordagem metodológica do nosso trabalho, nos debruçamos sobre a história oral temática que nos deu suporte à realização das entrevistas, a partir de questionários semiestruturados, abordando as questões referentes à Educação do Campo no tocante aos elementos como ensino de história, história local, experiência docente e práticas pedagógicas do Assentamento Padre Assis, Sossego – PB.