Este artigo tem como objetivo descrever elementos relacionados ao instrumento de pesquisa utilizado na construção de informações sobre a Educação Especial Inclusiva (EEI) na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. O objetivo macro da pesquisa, ainda em andamento, é problematizar os cursos de pedagogia nas fronteiras Brasil/Paraguai, com vistas nas questões que envolvem o projeto político pedagógico e suas implicações no currículo e no exercício docente perante a multiculturalidade e a pessoa com necessidades especiais. A partir disso, para organização desse artigo, realizou-se um recorte histórico da educação especial nos últimos anos e suas implicações na sociedade. Também foram situadas questões relacionadas a educação na região de fronteira seca entre Brasil/Paraguai, lócus da pesquisa. E por último foi realizada a descrição sucinta do Grupo de Estudo, Pesquisa em Acessibilidade e do Laboratório de Acessibilidade (GEPA–LabAc), focalizando a “Ficha diagnóstica do multiculturalismo escolar e necessidades especiais dos alunos” que é um dos instrumentos da pesquisa em andamento.