CARICIO, Marcia Rique. Competência emocional na formação do educador. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22751>. Acesso em: 22/12/2024 14:12
Esse trabalho tem o objetivo de enfatizar a importância da competência emocional no processo de formação, a relação entre elementos de ordem emocional e a qualidade do trabalho desenvolvido. Este estudo é derivado da Tese de Doutorado intitulada EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENFERMAGEM: contribuição para um ato de trabalho integral e afetuoso na saúde que teve como objetivo investigar as competências e habilidades emocionais que integram o conjunto de ações coordenadas e desenvolvidas pelos enfermeiros no exercício de sua prática profissional, constituindo-se como determinantes para a geração de um ato de cuidado integral e afetuoso na saúde. Aqui, enfatizamos a importância da competência emocional no processo de formação, no caso da tese, pelos trabalhadores da Enfermagem, mas acreditamos que é igualmente para qualquer profissão. Os dados empíricos foram obtidos a partir da aplicação do Inventário de Educação Emocional Gonsalves, permitindo um exame quantitativo e qualitativo do material produzido. Optou-se por uma amostra acidental composta por cento e setenta e quatro enfermeiros que trabalham em serviços da Rede de Saúde no município de João Pessoa – Paraíba. Os dados produzidos foram sujeitos aos tratamentos quantitativo e qualitativo, permitindo uma nova organização do conjunto de competências e habilidades a serem exercidos na Enfermagem, para além das recomendações oficiais. Demonstrado ao final que as competências e habilidades emocionais devem estar incluídas na formação em Enfermagem como parte integrante do currículo, pois sua ausência ocasiona um conjunto de limites ao exercício profissional, podendo inclusive dificultar a atuação do enfermeiro, tendo em vista a afirmação da saúde enquanto um ato de cuidado integral e afetuoso.