O objetivo desta pesquisa é investigar a formação e a prática dos professores dos anos iniciais da escola regular. Verificando se as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores favorecem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, e, se eles têm uma formação adequada para receberem na sala de aula convencional estudantes portadores de algum tipo de necessidade. Desse modo, a referida pesquisa busca contribuir de certa maneira para que muitos educadores repensem inclusivamente os procedimentos utilizados em sala de aula; para que o educador saiba guiar e estimular esses estudantes, fazendo com que eles tenham uma aprendizagem significativa, abrindo espaço para essas crianças mostrarem as criatividades, as quais elas usufruem. Para tanto, esse trabalho foi elaborado metodologicamente através de uma pesquisa qualitativa, de campo, e, pesquisa bibliográfica, centrada nas concepções dos seguintes autores: Tardif (2002), Nóvoa (1995), Silva (2009), Paula (2007), Martins (2010-2012), Morrin (2003), dentre outros. Sob essa lógica, os autores supracitados tiveram a finalidade de nortear o nosso percurso interpretativo, elencando discussões acerca da formação dos professores e como trabalhar em uma perspectiva inclusiva. Considerando os dados coletados e o aporte teórico-metodológico exposto, discutimos os aspectos que envolvem a prática docente com alunos com Necessidades Educacionais Especiais, refletindo sobre a educação inclusiva, em conformidade com os aspectos sociais do contexto. Destacando a importância da utilização de ferramentas pedagógicas pelos professores, que priorize uma educação inclusiva.