RAMALHO, Maria Noalda. O programa de tutoria especial em avaliação. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23140>. Acesso em: 17/11/2024 02:46
O trabalho em tela socializa o nosso estudo de doutorado sobre o Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o qual objetivou realizar a avaliação das contribuições deste Programa para a permanência e bom desempenho acadêmico dos estudantes com deficiência desta universidade no ensino superior. A investigação que aqui apresentamos foi do tipo exploratória, assumindo a forma de estudo de caso. As pesquisas exploratórias, segundo Gil (2007), proporcionam maior familiaridade com o problema, objetivando o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Para este autor, o estudo de caso “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento” (GIL, 2007, p. 54). A referida pesquisa foi realizada nos cursos de graduação desta instituição de educação superior, tendo como participantes estudantes com deficiência, tutores especiais, professores e a coordenadora do referido Programa. Concluída em 2012, a presente investigação contou como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionários, entrevistas e registro de observações em salas de aulas. Na análise das entrevistas, assim como dos registros das observações, constatamos a necessidade da Resolução nº 013 do CONSEPE/UEPB ser revista para contemplar as novas demandas da dinâmica do Programa, uma vez que identificamos pontos na implementação do Programa de Tutoria Especial que estão ocorrendo de acordo com o referido Programa e pontos que estão destoando da Resolução que o criou no âmbito da UEPB, em 07 de julho de 2006. Também apreendemos que a referida Resolução necessita ser revista e, assim, reformulada, uma vez que captamos algumas ações do Programa que não estão previstas em tal Resolução, mas que necessitam ser acrescentadas para contemplar as atualizações e as novas demandas que estão sendo impostas na dinâmica das atividades do Programa de Tutoria Especial. Apesar de algumas limitações, é importante registramos que diante dos principais achados da investigação, levantamos a tese de que o Programa de Tutoria Especial da UEPB é um tipo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, mesmo que sem o reconhecimento oficial dessa terminologia por parte da própria IES. Sendo, porém, um tipo de AEE com características e adaptações peculiares, que vem se dando de forma diferenciada do AEE criado para a educação básica.