SILVA, Cleidiane De Oliveira et al.. Os desafios da profissão docente. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23178>. Acesso em: 17/11/2024 02:27
O presente estudo tem como objetivo propor uma breve discussão e reflexão sobre os desafios da profissão docente. Em um tempo de pluralidade cultural e diversidade étnica, de gênero etc, o professor além de ser o profissional responsável por gerir tempo e espaço em sua sala de aula também deve promover uma educação crítica e transformadora. Ele deixa de ser um mero transmissor de conteúdos e passa a ser o medidor, ou seja, aquele que é capaz de fazer com que os alunos sejam ativos no processo ensino-aprendizagem e produzam o seu próprio conhecimento. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental e se fundamenta em artigos científicos, dissertações, livros, textos legais e documentos oficiais. Tem como respaldo teórico, embasamento em estudiosos como: Candau e Sacavino (2015); Libâneo(1985); Tardif (2002); Perrenoud (2000), entre outros. Com as transformações que ocorreram em nossa sociedade e consequentemente na Educação, o professor tem o seu papel resignificado. Diante disso percebemos que a sua atuação é ampla e complexa. Diversas são as suas competências, mas será que ele está de fato preparado?