A atuação do psicólogo escolar e educacional no contexto escolar precisa ser pautada em uma concepção crítica e relacional, considerando os fatores externos (sociais, pedagógicos, familiares, etc.) ao indivíduo que influenciam sua aprendizagem, bem como em uma perspectiva preventiva, no sentido de despertar a conscientização das responsabilidades dos envolvidos na educação escolar, como a família, por exemplo. Posto isso, pretende-se, neste relato de experiência, apresentar e discutir uma intervenção realizada por graduandas de Psicologia da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em uma escola municipal de Campina Grande-PB com pais e responsáveis de alunos do 3º ano do ensino fundamental, da qual também participaram alguns profissionais da instituição. Ressalta-se que a ação desenvolvida teve o objetivo de oportunizar a reflexão por parte da família acerca do seu papel no processo de escolarização dos filhos e de otimizar a relação família-escola, e se baseou nos pressupostos teóricos da Psicologia Escolar e Educacional Crítica. Na intervenção, discutiu-se, dentre outras questões, que é fundamental que a família se inclua no cotidiano escolar dos filhos/netos para incentivá-los nos estudos, e também que é essencial haver uma relação harmoniosa entre a família e a escola, pois a integração de seus papéis repercutem de forma positiva no aprendizado dos alunos. Considera-se que a experiência foi enriquecedora na medida em que promoveu a aproximação das graduandas com a prática do psicólogo escolar e educacional; além disso, foi relevante e significativa por ter despertado reflexões e ressignificações das concepções e práticas dos familiares frente ao processo de escolarização das crianças.