CRUZ, Alessandra Danielly et al.. Inclusão da educação bilíngue. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22988>. Acesso em: 17/11/2024 02:04
Introdução: A Política Nacional de Educação busca colocar princípios educacionais que ponderam igualdade e diferença como valores indissociáveis e característicos de nossa sociedade. Todavia, a Política Nacional de Educação Especial na Expectativa da Educação Inclusiva sugere o delineamento de ações educacionais que visam ultrapassar a lógica da exclusão no âmbito escolar e na sociedade de forma geral. Deste modo, objetiva-se analisar as dificuldades da Inclusão da Educação Belíngue. Método: No que compete ao procedimento metodológico deste trabalho centra-se por meio de uma análise e discussão bibliográfica da relevância da inclusão da educação belíngue destacando considerações sobre desafios e conquista. A pesquisa abrangeu uma busca metódica nos seguintes indexadores eletrônicos: LILACS, SciELO e MEDLINE, os descritores utilizados foram: educação, inclusão e surdos. Após uma análise de critérios de inclusão (I) artigos indexados; (II) registrados no idioma português; (III) publicados no período de 2010 a 2016; (IV) com temática catalogada ao objetivo da revisão. Resultado e Discussão: De acordo com as análises estudadas ponderou - se eixos importantes acerca das dificuldades da Inclusão da Educação Bilíngue. A educação sob os moldes bilíngues avalia a Língua de Sinais como um fator central para o método de escolarização, pois a língua é um artifício básico da identidade cultural dos surdos e da sociedade à qual eles pertencem. Onde a visão sobre a surdez está intrinsecamente abotoada aos modos como é compreendido os surdos. Conclusão: Essa pesquisa conclui que embora as leis que regulamentam a educação inclusiva essa inclusão ainda não sucedem de maneira eficaz, com métodos bastante diferentes do que é sugerido na política de inclusão. Onde a mesma tem como principal fator de precariedade: o despreparo dos profissionais para lidar com as necessidades exclusivas dos surdos. Ou seja, são muitos os desafios da operacionalização do acesso com qualidade da educação inclusiva. Torna-e assim essencial criar estratégias de mobilização, de luta para o enfrentamento dos retrocessos do acesso ao direito a educação. Sobretudo porque a educação é uma das principais políticas de uma sociedade.