FERNANDES, Caroline Lins et al.. A inserção da mulher na modalidade eja. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22603>. Acesso em: 17/11/2024 00:38
A educação ínfima bem como a total exclusão de mulheres no ambiente escolar resultou em inúmeros preconceitos acerca do gênero feminino, causando pensamentos equivocados e comportamentos de dependência e submissão. Atualmente, as mulheres buscam continuamente mudar esse cenário, o que pode ser constatado pela frequente inserção em programas educacionais, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando estas mudarem a sua realidade e de seus familiares. Entretanto, a sociedade ainda tem como herança o regime patriarcal, o que gera, muitas vezes, dificuldades que impedem a inserção e a permanência das mulheres na escola, já que essas muitas vezes são chefes de família e/ou são responsáveis sozinhas pelos cuidados da casa e dos filhos. Levando esses fatos em consideração, este trabalho busca evidenciar e compreender os motivos que levaram a desistência e o retorno para a escola por parte de mulheres matriculadas na modalidade EJA, salientando as mudanças promovidas pelo retorno, além de levantar o questionamento e discussão de gênero dentro da sala de aula. Para a obtenção dos resultados, o método utilizado foi um estudo de caso, que se baseou em um questionário estruturado, constituído por 9 questões direcionadas à 30 discentes do Ensino Médio de uma Escola Pública localizada na cidade de Campina Grande, PB. Os dados obtidos a partir desse estudo revelaram que grande parte das mulheres encontrou na EJA uma forma de adquirir liberdade financeira e de pensamento, porém, ainda é ausente a discussão de gênero na Escola.