A educação inclusiva é um direito ao ensino atrelado ao processo de construção da cidadania. Entende-se que a inclusão transpassa as questões da acessibilidade, em relação às barreiras arquitetônicas, implica na transformação de pensamento. Desta forma, a inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino relaciona-se a ações que possibilitem a integração social, onde a escola deve oferecer qualidade no serviço para todos. No tocante ao ensino formal ao deficiente visual, é necessário incentivar o aluno ao comportamento exploratório, à observação e à experimentação para que ele possa ter uma percepção mais ampla do que acontece a sua volta. Eles precisam manipular e explorar os objetos para conhecer suas características, fazer uma análise detalhada das partes e tirar conclusões. Portanto, este artigo tem o intuito de apresentar a metodologia e a estratégia de ensino empregada na disciplina de desenho técnico para uma aluna cega do curso técnico integrado em mineração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. A partir da demanda de adaptação da disciplina de desenho técnico, com base na fundamentação teórica na área de educação inclusiva para cegos, foram utilizados materiais e métodos de ensino que pudessem possibilitar para a decodificação e compreensão do conteúdo programático a partir da exploração oral e tátil. Por fim, verificou-se que os princípios do desenho técnico foram compreendidos pela aluna, sendo perceptível a evolução dos desenhos desenvolvidos.