A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22588 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Vive-se a revolução digital e profundas transformações acontecem em fração de segundos, nos mais diversos setores da sociedade. Para a educação, são sugeridos sofisticados recursos digitais – web 2.0, web 3D, softwares e aplicativos em realidade virtual, entre outras aplicações – que trazem uma nova forma de se expressar, comunicar, interagir, pensar, ensinar e aprender. Na Educação Infantil o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) poderão alterar as metodologias em sala de aula e colocar as crianças diante de novas experiências de aprendizagem. Este artigo traz uma experiência da inclusão do das TDIC na Educação Infantil, notadamente do uso de softwares educativos. Desse modo, o objetivo foi verificar as contribuições do site www.poissonrouge.com no contexto das atividades da Educação Infantil. A metodologia utilizada está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento utilizou-se observações participante em seis turmas da Educação Infantil no Laboratório de Informática (LI) e entrevista semiestruturada com 10 professores. A fundamentação teórica deste relato está baseada em autores como Lévy, Presky, Moita,Veen & Vrakking, Teixeira, Vigotsky entre outros. Os dados coletados revelaram que o site trouxe importante contribuição para o contexto das atividades realizadas na Educação Infantil, porquanto possibilitou o trabalho do desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade, linguagem e outras áreas que precisam ser trabalhadas com criança em idade pré-escolar. Portanto, tem-se como desafio integrar TDIC ao contexto das atividades da Educação, visando promover a ludicidade em sala de aula e estimular novas descobertas, habilidades e competências nas crianças em idade pré-escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID858_01092016185151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES" "autor_nome_curto" => "LUZIVONE" "autor_email" => "luzivone@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - DAMAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22588 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 245 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "A INCLUSÃO DO SITE POISSONROUGE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Vive-se a revolução digital e profundas transformações acontecem em fração de segundos, nos mais diversos setores da sociedade. Para a educação, são sugeridos sofisticados recursos digitais – web 2.0, web 3D, softwares e aplicativos em realidade virtual, entre outras aplicações – que trazem uma nova forma de se expressar, comunicar, interagir, pensar, ensinar e aprender. Na Educação Infantil o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) poderão alterar as metodologias em sala de aula e colocar as crianças diante de novas experiências de aprendizagem. Este artigo traz uma experiência da inclusão do das TDIC na Educação Infantil, notadamente do uso de softwares educativos. Desse modo, o objetivo foi verificar as contribuições do site www.poissonrouge.com no contexto das atividades da Educação Infantil. A metodologia utilizada está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento utilizou-se observações participante em seis turmas da Educação Infantil no Laboratório de Informática (LI) e entrevista semiestruturada com 10 professores. A fundamentação teórica deste relato está baseada em autores como Lévy, Presky, Moita,Veen & Vrakking, Teixeira, Vigotsky entre outros. Os dados coletados revelaram que o site trouxe importante contribuição para o contexto das atividades realizadas na Educação Infantil, porquanto possibilitou o trabalho do desenvolvimento motor, raciocínio lógico, criatividade, linguagem e outras áreas que precisam ser trabalhadas com criança em idade pré-escolar. Portanto, tem-se como desafio integrar TDIC ao contexto das atividades da Educação, visando promover a ludicidade em sala de aula e estimular novas descobertas, habilidades e competências nas crianças em idade pré-escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID858_01092016185151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIVONE LOPES" "autor_nome_curto" => "LUZIVONE" "autor_email" => "luzivone@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - DAMAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }