SILVA, Roxana et al.. Ensino e a aprendizagem da leitura na escola. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22922>. Acesso em: 17/11/2024 00:31
Não basta ler; é essencial que, além da decodificação do código da escrita, a leitura tenha significado para o leitor, o que envolve outros processos, como compreensão e interpretação do que está sendo lido, atribuindo-lhe sentido. Um leitor competente deve reconhecer as palavras e seus significados, ser capaz de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos, estar habilitado para sintetizar o conteúdo do que lê discutindo com competência e identificando as ideias principais, estabelecer conexões com ideias de outras fontes e, assim, chegar às conclusões. O ato de ler não representa assim uma simples “recuperação passiva” de informações. Como qualquer ato de linguagem, constitui-se em um processo em que estão em jogo as intenções do autor e as expectativas do leitor. Diante da revisão bibliográfica e observações in locos em escolas de ensino fundamental menor de dois municípios no Rio Grande do Norte, não resta dúvida de que na realidade observada a leitura mesmo se tratando de uma proposta de ensino que visa ao desenvolvimento da competência comunicativa que é ler, aprender e compreender as informações do texto. As escolas ainda não contemplam todo o processo de leitura, os alunos ainda permanecem com déficits perceptíveis no rendimento escolar devido a falta de domínio da leitura, tendo em vista que é necessário compreenderem conceitos e interpretarem viabilizando assim o processo de aprendizagem.