Existem diversos métodos terapêuticos que possibilitam trabalhar com a reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais, um desses é a Equoterapia, prática que vem se evidenciando em todo o país. Esse modelo terapêutico utiliza o cavalo como facilitador do processo, sendo necessário para o qual, uma equipe interdisciplinar de profissionais para que se tenha um resultado completo e satisfatório. Destaca-se aqui, a atuação do Psicólogo na Equoterapia, pois esse profissional desempenha papel fundamental tanto na estimulação do praticante para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, quanto na prestação assistência à família e orientação à equipe de profissionais sobre as questões psíquicas específicas que contribuem para o desenvolvimento do praticante. A atuação do Psicólogo na Equoterapia traz ainda reflexões sobre as diversas possibilidades de atuação desse profissional, uma vez que a psicologia dá suporte para amplas bases teóricas a exemplo da Psicologia Escolar. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na literatura no Banco de Teses CAPES, na Biblioteca de Artigos da Universidade de São Paulo (USP) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que concentra informações da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Eletronic Library (SciELO), utilizando como descritores “psicologia” , “equoterapia” e “psicologia escolar”. Foram listados 26 trabalhos, dos quais apenas 6 foram selecionados e analisados de forma qualitativa, publicados entre os períodos de 2002 á 2015. Como critérios de refinamento foram incluídos os artigos que relacionavam o tema equoterapia, psicologia e psicologia escolar, publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os artigos coincidentes.