Para a internet ser vista como uma ferramenta útil no auxílio de pesquisas escolares, deve-se colocar à disposição do aluno recursos que o orientem frente às inúmeras atividades que normalmente são solicitadas no contexto escolar. Diante desta necessidade, preeminente, decidiu-se realizar esse estudo, tomando como principal fonte, observações da utilização da Webquest pelos alunos e questionário de grupo. Como fonte complementar, o ponto de vista do(s) professor(es) sobre a aplicação deste recurso metodológico e de seus resultados colhidos, visando favorecer à prática docente. A proposta em tela, ancorando-se em pressupostos teóricos, postulados por Lévy (2010); Marcuschi e Xavier (2005) e Moran (2013) busca verificar o papel da Webquest como facilitadora no processo de pesquisa na internet por alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Campina Grande, Paraíba; aprimorar o letramento digital dos educandos participantes da pesquisa; checar se a utilização de Webquests proporciona o trabalho cooperativo e/ou colaborativo no contexto escolar e investigar o papel do professor na utilização dessa ferramenta tecnológica no contexto de sala de aula. A metodologia norteadoras da pesquisa definiu-se a partir da natureza qualitativa como uma maneira de dar voz às pessoas envolvidas. Esse tipo de pesquisa possibilita a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, permitindo que este entenda fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e a partir daí situe suas interpretações. Necessário se fez, no caso desse projeto de pesquisa, situar e construir um dinamismo de aproximação do processo de aquisição do conhecimento na pesquisa escolar através da internet. Daí a opção de se realizar uma pesquisa-ação com a inserção da ferramenta Webquest. O contexto de aprendizagem promovida pela referida WebQuest alude a práticas que põem o educando em contato com diversos saberes, dentro de atividades autênticas de uso da língua, que o fazem refletir e interagir com estes conteúdos, de modo a construir consigo e com os outros sua competência discursiva.