Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXPERIÊNCIA, PERSPECTIVAS, TRANSFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22849 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1021 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO." "resumo" => "Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetização e do letramento na perspectiva de educação como transformação com o fato do individuo buscar novas alternativas de vida levando-o a transformar sua realidade, tornando-se um ser mais autônomo, mais “vivo”. Foi analisada trechos de uma entrevista com o referido aluno, na qual foram explicitados os motivos que o levou a abandonar os estudos; a opinião do aluno sobre a escola e o sentimento do aluno quanto a importância da educação para o ser humano; as pequenas conquistas que vem tendo ao longo do processo de letramento; e suas experiências com leitura. Analisamos também documentos oficiais que nos situam quanto ao direito à educação para qualquer cidadão brasileiro com ênfase na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem sendo motivo de inquietações entre pesquisadores no âmbito acadêmico e profissional quanto a configuração e consolidação como programa eficaz na sociedade que tenta reconhecer as especificidades deste público. Para que haja esse reconhecimento é preciso levar em consideração o contexto histórico e trajetória de vida dos alunos da EJA. Na tentativa de exemplificar a educação como fator para transformação do individuo e tendo em mente a mudança que a educação pode proporcionar a um jovem ou um adulto que volta a estudar, temos como objetivo identificar as novas perspectivas de vida para um estudante da EJA, através de seu relato de experiência.Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetizaçã" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXPERIÊNCIA, PERSPECTIVAS, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID1021_01092016220744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIRGÍNIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA SOUZA" "autor_email" => "professoravirginiasouza@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22849 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 1021 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAÇÃO." "resumo" => "Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetização e do letramento na perspectiva de educação como transformação com o fato do individuo buscar novas alternativas de vida levando-o a transformar sua realidade, tornando-se um ser mais autônomo, mais “vivo”. Foi analisada trechos de uma entrevista com o referido aluno, na qual foram explicitados os motivos que o levou a abandonar os estudos; a opinião do aluno sobre a escola e o sentimento do aluno quanto a importância da educação para o ser humano; as pequenas conquistas que vem tendo ao longo do processo de letramento; e suas experiências com leitura. Analisamos também documentos oficiais que nos situam quanto ao direito à educação para qualquer cidadão brasileiro com ênfase na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem sendo motivo de inquietações entre pesquisadores no âmbito acadêmico e profissional quanto a configuração e consolidação como programa eficaz na sociedade que tenta reconhecer as especificidades deste público. Para que haja esse reconhecimento é preciso levar em consideração o contexto histórico e trajetória de vida dos alunos da EJA. Na tentativa de exemplificar a educação como fator para transformação do individuo e tendo em mente a mudança que a educação pode proporcionar a um jovem ou um adulto que volta a estudar, temos como objetivo identificar as novas perspectivas de vida para um estudante da EJA, através de seu relato de experiência.Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetizaçã" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXPERIÊNCIA, PERSPECTIVAS, TRANSFORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID1021_01092016220744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VIRGÍNIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA SOUZA" "autor_email" => "professoravirginiasouza@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetização e do letramento na perspectiva de educação como transformação com o fato do individuo buscar novas alternativas de vida levando-o a transformar sua realidade, tornando-se um ser mais autônomo, mais “vivo”. Foi analisada trechos de uma entrevista com o referido aluno, na qual foram explicitados os motivos que o levou a abandonar os estudos; a opinião do aluno sobre a escola e o sentimento do aluno quanto a importância da educação para o ser humano; as pequenas conquistas que vem tendo ao longo do processo de letramento; e suas experiências com leitura. Analisamos também documentos oficiais que nos situam quanto ao direito à educação para qualquer cidadão brasileiro com ênfase na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem sendo motivo de inquietações entre pesquisadores no âmbito acadêmico e profissional quanto a configuração e consolidação como programa eficaz na sociedade que tenta reconhecer as especificidades deste público. Para que haja esse reconhecimento é preciso levar em consideração o contexto histórico e trajetória de vida dos alunos da EJA. Na tentativa de exemplificar a educação como fator para transformação do individuo e tendo em mente a mudança que a educação pode proporcionar a um jovem ou um adulto que volta a estudar, temos como objetivo identificar as novas perspectivas de vida para um estudante da EJA, através de seu relato de experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.