CONFLITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A PLC 122
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22763 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1020 "inscrito_id" => 974 "titulo" => "CONFLITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A PLC 122" "resumo" => "Este texto é uma tentativa de reflexão, a respeito do processo de aceitação pelo qual passam muitos jovens e/ou adolescentes perante os grupos aos quais fazem parte, quando se percebem diferentes dos considerados normais, assumindo sua responsabilidade como atores sociais, que em relação ao seus relacionamentos amorosos e afetivos divergiam do padrão imposto pela sociedade tradicionalista. O conflito de identidade sexual se dá pela falta de atração pelo sexo oposto, ou em determinados casos, por falta de reconhecimento de si e do seu corpo, promovendo um conflito pessoal em relação ao gênero, sexualidade e sociedade. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as percepções e aceitações sociais em relação as questões de gênero no ambiente escolar por estudantes adolescentes e jovens e promover entre esses indivíduos um confronto mental e cognitivo das perspectivas éticas e morais que delimitam a visão, os conceitos gerais e os conflitos de gênero. Fundamenta-se a relevância deste trabalho porque cresce a cada ano o número de jovens e adolescentes que adquirem uma depressão ou cometem suicídio por não entender ou não aceitar sua condição sexual, muitas vezes diminuindo as possibilidades de crescimento pessoal, individual, cognitivo, educacional e profissional. Reduzindo sua capacidade de expansão como cidadão. Esta pesquisa tem um caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, pois a partir de literaturas estabelecidas e teóricos remanescentes, pode-se construir um panorama da realidade literária das questões de gênero. Não obstante, também foi necessária para consolidação desta pesquisa a observação e relato da vivência e experiência adquirida nos ambientes escolares dos autores deste texto, construído sobre um olhar criterioso e crítico. Com o debate promovido pelo Projeto de Lei da Câmara, a PLC-122, também conhecida como a Lei Anti-Homofobia, que criminaliza qualquer ato de homofobia, proposta pela então deputada Iara Bernardi, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, trouxe uma ponta de esperança na tolerância dos temas que abordam as questões de gênero. \tPortanto, a partir desta reflexão se faz necessário em ambiente escolar debater, informar, comunicar, conhecer e respeitar os direitos humanos que assistem os homossexuais. Garantindo o livre arbítrio e o direito constitucional de ir e vir, que todos possuem. Refletindo essa temática em sala de aula, nas escolas, promovendo mesas redondas, palestras ou atividades que incentivem a tolerância e o respeito em nossas escolas. Conscientizar sobre a diferença entre discriminação e preconceito. O preconceito é um juízo mental arbitrário de cunho totalmente negativo, já a discriminação é o tratamento direto e diferenciado a uma determinada pessoa ou grupo por motivos segregados ou preconceituosos. Partindo deste pressuposto, a PLC 122 trará para a juventude no ambiente escolar e em sociedade, um aporte que garantirá segurança, lembrando que todavia, ofender qualquer um por razões preconceituosas implica discriminação contra a pessoa ofendida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "CONFLITO DE GÊNERO, JOVENS E ADOLESCENTES, ESCOLA, PLC 122, PLC 122" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA9_ID974_23102016224823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "AILTON" "autor_email" => "ailtonfrancisco08@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22763 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1020 "inscrito_id" => 974 "titulo" => "CONFLITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A PLC 122" "resumo" => "Este texto é uma tentativa de reflexão, a respeito do processo de aceitação pelo qual passam muitos jovens e/ou adolescentes perante os grupos aos quais fazem parte, quando se percebem diferentes dos considerados normais, assumindo sua responsabilidade como atores sociais, que em relação ao seus relacionamentos amorosos e afetivos divergiam do padrão imposto pela sociedade tradicionalista. O conflito de identidade sexual se dá pela falta de atração pelo sexo oposto, ou em determinados casos, por falta de reconhecimento de si e do seu corpo, promovendo um conflito pessoal em relação ao gênero, sexualidade e sociedade. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as percepções e aceitações sociais em relação as questões de gênero no ambiente escolar por estudantes adolescentes e jovens e promover entre esses indivíduos um confronto mental e cognitivo das perspectivas éticas e morais que delimitam a visão, os conceitos gerais e os conflitos de gênero. Fundamenta-se a relevância deste trabalho porque cresce a cada ano o número de jovens e adolescentes que adquirem uma depressão ou cometem suicídio por não entender ou não aceitar sua condição sexual, muitas vezes diminuindo as possibilidades de crescimento pessoal, individual, cognitivo, educacional e profissional. Reduzindo sua capacidade de expansão como cidadão. Esta pesquisa tem um caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, pois a partir de literaturas estabelecidas e teóricos remanescentes, pode-se construir um panorama da realidade literária das questões de gênero. Não obstante, também foi necessária para consolidação desta pesquisa a observação e relato da vivência e experiência adquirida nos ambientes escolares dos autores deste texto, construído sobre um olhar criterioso e crítico. Com o debate promovido pelo Projeto de Lei da Câmara, a PLC-122, também conhecida como a Lei Anti-Homofobia, que criminaliza qualquer ato de homofobia, proposta pela então deputada Iara Bernardi, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, trouxe uma ponta de esperança na tolerância dos temas que abordam as questões de gênero. \tPortanto, a partir desta reflexão se faz necessário em ambiente escolar debater, informar, comunicar, conhecer e respeitar os direitos humanos que assistem os homossexuais. Garantindo o livre arbítrio e o direito constitucional de ir e vir, que todos possuem. Refletindo essa temática em sala de aula, nas escolas, promovendo mesas redondas, palestras ou atividades que incentivem a tolerância e o respeito em nossas escolas. Conscientizar sobre a diferença entre discriminação e preconceito. O preconceito é um juízo mental arbitrário de cunho totalmente negativo, já a discriminação é o tratamento direto e diferenciado a uma determinada pessoa ou grupo por motivos segregados ou preconceituosos. Partindo deste pressuposto, a PLC 122 trará para a juventude no ambiente escolar e em sociedade, um aporte que garantirá segurança, lembrando que todavia, ofender qualquer um por razões preconceituosas implica discriminação contra a pessoa ofendida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL" "palavra_chave" => "CONFLITO DE GÊNERO, JOVENS E ADOLESCENTES, ESCOLA, PLC 122, PLC 122" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA9_ID974_23102016224823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AILTON FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "AILTON" "autor_email" => "ailtonfrancisco08@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }