Objetivou-se neste relatar a contribuição do processo formativo e e autoformativo docente através dos pressupostos da transdisciplinaridade e da pedagogia vivencial humanescente com a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde como integradoras e facilitadoras da autoformação do docente inclusivo. Trata-se do relato de um fragmento do estudo sobre (Auto) formação do docente inclusivo que está em andamento desde janeiro de 2015, neste optou-se pela pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa cujos participantes foram os docentes da educação infantil e fundamental de uma escola situada no município de Natal /RN. Através da realização de oficinas autoformativas pode-se evidenciar que a compreensão e o fazer educativo na perspectiva da inclusão na formação e autoformação docente pautada na pedagogia vivencial humanescente utilizando as práticas integrativas viabilizam o desenvolvimento da transdisciplinaridade e consequentemente a aprendizagem significativa dos diferentes saberes. Por meio delas os sujeitos são estimulados a se perceberem como autocriadores dos seus contextos de vida. Constitui-se, portanto, como práticas que irão permitir a formação harmoniosa, adequada, condizente com as realidades de cada indivíduo, bem como a edificação de saberes para a vida.