SILVA, Isaias Da. . Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23339>. Acesso em: 17/11/2024 00:09
Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica. Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos.