Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“INCLUSÃO DIGITAL E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-T, DISCENTES, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23339
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2470
    "titulo" => "“INCLUSÃO DIGITAL   E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica.  Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem.  A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010).  A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-T, DISCENTES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2470_25092016131728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS DA SILVA"
    "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23339
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 2470
    "titulo" => "“INCLUSÃO DIGITAL   E CONHECIMENTOS A UM CLIQUE”: DISCURSOS DOS/AS DISCENTES A CERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica.  Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem.  A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010).  A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-T, DISCENTES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2470_25092016131728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAIAS DA SILVA"
    "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho nasce da inquietação sobre a inserção das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no contexto da escola de educação básica. Desse modo, delimitamos como questão problema: como os /as discentes percebem as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem? Assim para buscarmos responder essa questão, elencamos como objetivo identificar a partir dos discursos dos/as discentes as contribuições e/ou influências do uso das tecnologias no espaço da sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica a cerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola (GUZZI, 2013; KENSKI, 2008; KHAN, 2013; MORAN; 2000; RIOS, 2013). Para refletir sobre a concepção de Escola tomamos as contribuições de (FREIRE, 1996) imbricado com as contribuições de Molina; Sá (2012) sobre Escola do Campo. Como procedimento metodológico, nos aproximamos da Abordagem Qualitativa (MINAYO, 2010). A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os dados revelam que os/as discentes compreendem a importância do uso das tecnologias no contexto da sala de aula, bem como contribuem no processo de ensino-aprendizagem. Nesse mesmo sentido, os dados apontam para o processo de Inclusão Digital nos espaços escolares, ressaltando que o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs possibilitam romper as amarras de inferioridades, impostas aos povos campesinos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.