Este artigo trata da análise das metodologias utilizadas para facilitar o processo de alfabetização de crianças cegas, tendo em vista as inúmeras mudanças em relação aos novos paradigmas que tem norteado a Educação Especial como um todo. As crianças cegas, que estão inseridas em um processo de alfabetização, necessitam de experiências físicas diretas com os objetos que os rodeiam, desenvolvendo a percepção tátil e motora. Para facilitar esse processo de ensino-aprendizagem, o educador deve buscar estratégias ou técnicas específicas para estimulação visual, orientação e mobilidade das crianças. Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo a investigação das ações pedagógicas que facilitam o processo de alfabetização das crianças com deficiência visual, em uma instituição especializada situada na cidade de Campina Grande, Paraíba, nordeste do Brasil. Para se atingir os resultados dessa pesquisa e compreender as necessidades no processo de ensino-aprendizagem de crianças deficientes visuais, foi realizada entrevista com três professoras que colaboram para o processo educacional de turmas com crianças de 5 a 10 anos, todas apresentando uma limitação no campo visual, e a observação participante nas aulas da instituição em análise, para conhecer as metodologias facilitadoras aplicadas. As observações registradas revelaram as necessidades de enriquecimento das técnicas utilizadas nas salas de aula, colaborando ainda mais para o processo de formação do conhecimento dessas crianças.