Toda a prática de ensino de língua materna é fundamentada em uma concepção de língua. De acordo com Koch (2015), a língua pode ser concebida como representação do pensamento, como código ou como interação. É nessa última concepção que apostamos para que o ensino de língua materna possa realmente surtir o efeito esperado já que, de acordo com Marcusch (2008), a escola deve ensinar os usos da língua e não a língua. Nessa perspectiva, o trabalho fundamentado nos gêneros discursivos/textuais oferece o suporte ideal para que esse objetivo seja alcançado, haja vista as práticas sociais realizadas através do uso da língua só é possível por meio de um gênero textual adequado àquele contexto de comunicação. Para refletirmos em relação aos gêneros discursivos, nos fundamentaremos em Bakhtin (2011). Os estudos de Koch (2015), contribuem para entendermos as concepções de língua, bem como suas implicações para o ensino de língua materna. Marcusch (2008), convida-nos a refletir sobre o ensino de língua materna na perspectiva dos gêneros discursivos/textuais. E Schnevwly & Dólz que nos trazem a sequência didática para o trabalho com leitura e produção dos gêneros textuais. Enfim, descreveremos uma proposta de atividade a ser desenvolvida embasada na teoria dos gêneros discursivos/textuais com a utilização da sequência didática.