Atualmente novos desafios se apresentam aos educadores, uma vez que a globalização de informações atinge toda a sociedade. Ao se tratar de desafios em sala de aula, destaca-se aqueles enfrentados para direcionar ações que melhore as condições de vida no mundo: o meio ambiente. Com a chegada da internet, os vídeos e as animações on line fizeram com que os alunos pudessem despertar sua criatividade diante dos fatos. Assim, o presente trabalho visou trabalhar na escola Jadihel Carvalho as questões ambientais da cidade de Caxias-MA a partir de vídeos e animações educativas como meio de sensibilizar o alunado sobre impactos ambientais gerados na cidade a partir de ações inadequadas da população. A pesquisa foi realizada com 3 turmas de 5º ano do ensino fundamental da escola já citada, com a aplicação de dois questionários (sondagem e pós-pesquisa), aulas ministradas, exibição de vídeos educativos e produções textuais sobre Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que 93% a 100% dos alunos acreditam que o uso de vídeos educativos em sala de aula auxilia no desenvolvimento de sua criatividade e através dele o ensino fica bem mais proveitoso, além de aumentar a concentração dos mesmos. Porém, cerca de 14% a 40% dos alunos afirmaram que ainda deixa muito a desejar porque nem sempre é explicado o contexto do vídeo abordado, apenas são colocados para passar o tempo. Mas 86% a 100% dos alunos afirmaram ter compreendido o assunto abordado a partir dos vídeos trabalhados e indicam o método para ser utilizado em outras disciplinas. Conclui-se que os recursos audiovisuais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem do aluno, contribuindo para sua formação integral, pois os vídeos educativos quando escolhidos de forma interligada com a realidade abordada nos assuntos da sala de aula pode despertar no aluno habilidades e perspectivas de pesquisa.