Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM PATOS, PARAÍBA

Palavra-chaves: CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22115 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 943 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particular, no ensino de Ciências Naturais, vêm cada vez mais explorando novas alternativas metodológicas para facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversos recursos didáticos pedagógicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal em Patos – PB. A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental), correspondendo a 83,3% do total. Os dados revelam que o recurso mais utilizado foi o livro didático (90%), seguidos de livros de consultas para o professor (80%) e livros de leitura (79%). Os diversos recursos didáticos ainda não são utilizados com frequência nas aulas de Ciências, preferindo os professores se deterem ao uso do livro didático. A utilização de tais recursos desperta o interesse dos alunos na busca de novos conhecimentos, tornando a aula dinâmica e interessante. Portanto, os recursos didáticos criam possibilidades para o professor, tornando o processo de ensino e aprendizagem prazeroso e inovador, projetando-se para um novo jeito do caminhar docente.Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID943_31072016160318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE FLAVIO ANSELMO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE ANSEL" "autor_email" => "alehfa07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22115 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 943 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particular, no ensino de Ciências Naturais, vêm cada vez mais explorando novas alternativas metodológicas para facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversos recursos didáticos pedagógicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal em Patos – PB. A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental), correspondendo a 83,3% do total. Os dados revelam que o recurso mais utilizado foi o livro didático (90%), seguidos de livros de consultas para o professor (80%) e livros de leitura (79%). Os diversos recursos didáticos ainda não são utilizados com frequência nas aulas de Ciências, preferindo os professores se deterem ao uso do livro didático. A utilização de tais recursos desperta o interesse dos alunos na busca de novos conhecimentos, tornando a aula dinâmica e interessante. Portanto, os recursos didáticos criam possibilidades para o professor, tornando o processo de ensino e aprendizagem prazeroso e inovador, projetando-se para um novo jeito do caminhar docente.Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID943_31072016160318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE FLAVIO ANSELMO" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE ANSEL" "autor_email" => "alehfa07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particular, no ensino de Ciências Naturais, vêm cada vez mais explorando novas alternativas metodológicas para facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversos recursos didáticos pedagógicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal em Patos – PB. A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental), correspondendo a 83,3% do total. Os dados revelam que o recurso mais utilizado foi o livro didático (90%), seguidos de livros de consultas para o professor (80%) e livros de leitura (79%). Os diversos recursos didáticos ainda não são utilizados com frequência nas aulas de Ciências, preferindo os professores se deterem ao uso do livro didático. A utilização de tais recursos desperta o interesse dos alunos na busca de novos conhecimentos, tornando a aula dinâmica e interessante. Portanto, os recursos didáticos criam possibilidades para o professor, tornando o processo de ensino e aprendizagem prazeroso e inovador, projetando-se para um novo jeito do caminhar docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.