Atualmente, vários estudos tem se preocupado em superar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional. Os estudiosos em ensino de um modo geral, e em particular, no ensino de Ciências Naturais, vêm cada vez mais explorando novas alternativas metodológicas para facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversos recursos didáticos pedagógicos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos recursos didáticos utilizados pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal em Patos – PB. A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental), correspondendo a 83,3% do total. Os dados revelam que o recurso mais utilizado foi o livro didático (90%), seguidos de livros de consultas para o professor (80%) e livros de leitura (79%). Os diversos recursos didáticos ainda não são utilizados com frequência nas aulas de Ciências, preferindo os professores se deterem ao uso do livro didático. A utilização de tais recursos desperta o interesse dos alunos na busca de novos conhecimentos, tornando a aula dinâmica e interessante. Portanto, os recursos didáticos criam possibilidades para o professor, tornando o processo de ensino e aprendizagem prazeroso e inovador, projetando-se para um novo jeito do caminhar docente.