Trabalhar com gêneros discursivos em turmas de alfabetização é uma prática que deve estar presente constantemente por meio de atividades propostas em projetos interdisciplinares que, além de tratar do sistema de escrita alfabética, proporcionem aos estudantes a oportunidade de tornarem-se letrados. Sabendo-se que há aprendizagens que podem começar antes que as crianças possuam a capacidade de escrever alfabeticamente, de forma convencional, é preciso prever situações compartilhadas de produção de textos em que o professor seja o escriba. Assim, será possibilitada a explicitação de estratégias de escrita, as crianças aprendem sobre linguagem, bem como, sobre planejar, revisar e avaliar textos. Baseando-se em Brasil (1996), Dubeaux e Teles (2012), Soares (2004), Soares (2009), Souza e Leal (2012), objetivou-se compartilhar aqui uma parte das nossas concepções e da prática pedagógica, por meio do trabalho interdisciplinar realizado com alfabetizandos através de projetos, abarcando o trabalho com gêneros discursivos, pois entendemos a importância do letramento nesta fase da vida escolar. Com a temática “Juntos podemos contribuir para combater a Dengue”, buscamos a meta de, nas intervenções realizadas na sala de aula, apresentar às crianças como podemos nos comunicar com o outro através de diversos gêneros, especialmente o gênero panfleto, fazendo-os compreender o que é um panfleto e como acontece o seu uso em contextos sociais. Para tanto, como metodologia, tratou-se sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: causas, sintomas e tratamento; realizamos um mutirão da limpeza nas dependências escolares, apresentamos vídeo, música sobre o tema e confeccionamos cartazes. Por fim, construímos coletivamente um panfleto com informações sobre a Dengue, que foi distribuído pelos alunos com a comunidade escolar. Sendo assim, foi possível perceber a satisfação dos alunos em participar das atividades propostas, bem como, observar que compreenderam como é elaborado o gênero panfleto e qual a sua função no meio comunicativo em sociedade.(CAPES – Observatório da Educação, OBEDUC 21053/2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM).