O presente artigo aborda a Política de Diversidade e Inclusão para a pessoa com deficiência no IF Baiano, com enfoque nos recursos financeiros para a efetivação das ações inclusivas no Campus Guanambi - Bahia. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. Ao longo do contexto histórico da educação houve muitas transformações e reformas, que culminaram com a consolidação do cenário atual do sistema educacional. No tocante a Educação Especial, as reformas provocaram uma redefinição do conceito e do público que compõe essa modalidade de ensino. Assim, passa-se a discutir sob uma nova ótica a educação destinada às pessoas com deficiência. Passa-se, então a se pensar a Educação Especial na perspectiva da inclusão. Desse modo, procurou-se neste artigo apresentar e analisar a política com especial atenção aos recursos financeiros destinados para a realização de ações que promovam a inclusão das pessoas com deficiência no IF Baiano Campus Guanambi. Para fim de análise foram abordadas as questões históricas da Educação Especial na perspectiva inclusiva, e a estrutura da Política de Diversidade e Inclusão do Instituto Federal Baiano, bem como os aspectos dos recursos financeiros destinados à instituição Os resultados apontam para uma insuficiência no que concerne ao recurso financeiro direcionado à implementação das ações preconizadas pela Política de Diversidade e Inclusão, visto que, a instituição apresenta uma demanda significativa e, dos 2% do total do orçamento anual do Campus destinado à Política de Diversidade e Inclusão, apenas 1% é destinado à efetivação das ações de custeio em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, não há a garantia de uma fonte orçamentária específica para os gastos de capital destinados à tais ações.