POLÍTICA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RECORTE SOBRE OS RECURSOS FINANCEIROS PARA AS AÇÕES INCLUSIVAS NO CAMPUS GUANAMBI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21953 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1191 "inscrito_id" => 8525 "titulo" => "POLÍTICA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RECORTE SOBRE OS RECURSOS FINANCEIROS PARA AS AÇÕES INCLUSIVAS NO CAMPUS GUANAMBI" "resumo" => "O presente artigo aborda a Política de Diversidade e Inclusão para a pessoa com deficiência no IF Baiano, com enfoque nos recursos financeiros para a efetivação das ações inclusivas no Campus Guanambi - Bahia. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. Ao longo do contexto histórico da educação houve muitas transformações e reformas, que culminaram com a consolidação do cenário atual do sistema educacional. No tocante a Educação Especial, as reformas provocaram uma redefinição do conceito e do público que compõe essa modalidade de ensino. Assim, passa-se a discutir sob uma nova ótica a educação destinada às pessoas com deficiência. Passa-se, então a se pensar a Educação Especial na perspectiva da inclusão. Desse modo, procurou-se neste artigo apresentar e analisar a política com especial atenção aos recursos financeiros destinados para a realização de ações que promovam a inclusão das pessoas com deficiência no IF Baiano Campus Guanambi. Para fim de análise foram abordadas as questões históricas da Educação Especial na perspectiva inclusiva, e a estrutura da Política de Diversidade e Inclusão do Instituto Federal Baiano, bem como os aspectos dos recursos financeiros destinados à instituição Os resultados apontam para uma insuficiência no que concerne ao recurso financeiro direcionado à implementação das ações preconizadas pela Política de Diversidade e Inclusão, visto que, a instituição apresenta uma demanda significativa e, dos 2% do total do orçamento anual do Campus destinado à Política de Diversidade e Inclusão, apenas 1% é destinado à efetivação das ações de custeio em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, não há a garantia de uma fonte orçamentária específica para os gastos de capital destinados à tais ações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA DE INCLUSÃO, RECURSOS FINANCEIROS, IF BAIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8525_13082016235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA REGO DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ANDREIA REGO" "autor_email" => "arsrgbi39@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL BAIANO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21953 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1191 "inscrito_id" => 8525 "titulo" => "POLÍTICA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO: RECORTE SOBRE OS RECURSOS FINANCEIROS PARA AS AÇÕES INCLUSIVAS NO CAMPUS GUANAMBI" "resumo" => "O presente artigo aborda a Política de Diversidade e Inclusão para a pessoa com deficiência no IF Baiano, com enfoque nos recursos financeiros para a efetivação das ações inclusivas no Campus Guanambi - Bahia. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. Ao longo do contexto histórico da educação houve muitas transformações e reformas, que culminaram com a consolidação do cenário atual do sistema educacional. No tocante a Educação Especial, as reformas provocaram uma redefinição do conceito e do público que compõe essa modalidade de ensino. Assim, passa-se a discutir sob uma nova ótica a educação destinada às pessoas com deficiência. Passa-se, então a se pensar a Educação Especial na perspectiva da inclusão. Desse modo, procurou-se neste artigo apresentar e analisar a política com especial atenção aos recursos financeiros destinados para a realização de ações que promovam a inclusão das pessoas com deficiência no IF Baiano Campus Guanambi. Para fim de análise foram abordadas as questões históricas da Educação Especial na perspectiva inclusiva, e a estrutura da Política de Diversidade e Inclusão do Instituto Federal Baiano, bem como os aspectos dos recursos financeiros destinados à instituição Os resultados apontam para uma insuficiência no que concerne ao recurso financeiro direcionado à implementação das ações preconizadas pela Política de Diversidade e Inclusão, visto que, a instituição apresenta uma demanda significativa e, dos 2% do total do orçamento anual do Campus destinado à Política de Diversidade e Inclusão, apenas 1% é destinado à efetivação das ações de custeio em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, não há a garantia de uma fonte orçamentária específica para os gastos de capital destinados à tais ações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA DE INCLUSÃO, RECURSOS FINANCEIROS, IF BAIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8525_13082016235548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA REGO DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ANDREIA REGO" "autor_email" => "arsrgbi39@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL BAIANO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }