RESUMO: Este artigo é resultado das discussões realizadas na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para a Educação Básica, no curso Mestrado Acadêmico em Ensino, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte/UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia/CAMEAM. O referido trabalho tem como objetivo discorrer sobre os saberes docentes e a formação de professores à luz dos pressupostos teóricos de Tardif (2010). Pretende-se, assim, enfatizar que o processo formativo docente envolve saberes diversos, que dialogam entre si. Por meio da memória e da experiência docente, conquistadas no decorrer do percurso profissional, o docente vai construindo e reconstruindo sua identidade profissional. Dessa forma, buscando refletir acerca das vivências, fazeres e experiências do sujeito professor, ele constrói os saberes próprios de sua profissão, muito embora não sejam reconhecidos e valorizados no espaço escolar. Pensar a formação docente passa necessariamente pela compreensão e percepção dos conhecimentos do professor. Sendo assim, procuramos discutir acerca do reconhecimento de que é preciso enxergar o docente como uma pessoa que pensa, sonha, reflete e produz conhecimento, deixando de lado os discursos que o coloca como mero transmissor e reprodutor da ciência produzido pelos renomados teóricos. Nessa perspectiva é relevante ouvir a voz do professor permitir que este fale sobre seus saberes construídos no decorrer de sua historia de vida e formação.