A melhoria da Educação Básica é uma área que o governo brasileiro tem investido muitos recursos. O livro didático tem sido notado como uma importante ferramenta pedagógica, tanto que foi criado o Programa Nacional do Livro Didático, que seleciona os livros e inclui os professores nesta seleção, no entanto, falta acompanhamento aos educadores nesse processo que exige conhecimento da realidade escolar e científico de assuntos complexos como Genética. Percebendo essa carência de orientação, este trabalho objetivou analisar os conteúdos de Interação e Ligação Gênica presentes no terceiro volume de livros didáticos de Biologia do ensino médio das escolas públicas do Brasil. Quatro livros foram analisados através das fases de seleção, elaboração dos quadros e análise dos conteúdos citados. Os temas analisados foram encontrados em apenas dois livros. O conteúdo em ambos os livros se apresentou de forma clara, coerente e atualizado, no entanto o livro Biologia Hoje de Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder foi considerado o mais indicado para ser utilizado pelo professor no terceiro ano do ensino médio por se destacar em mais critérios nos dois conteúdos estudados, pois abordou de forma mais didática e compreensível a ideia principal dos conteúdos, contemplando os termos utilizados neste assunto. A descontextualização, falta de relação com o a realidade do aluno e a diminuição dos conteúdos ainda são problemas percebidos nos livros. Entretanto, erros conceituais ou teóricos não foram encontrados, o que nos mostra a melhoria da qualidade científica dos textos e que os estudos com avaliações de conteúdos devem ser feitos para um melhor ensino e aprendizagem.