O objetivo desse trabalho foi desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica aos discentes do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), oferecido pelo Instituto Federal de Tecnologia – IFMT, campus São Vicente - para o ensino-aprendizagem da estrutura do Sistema Solar, especificamente a relação entre as distâncias dos planetas ao Sol e entre os diâmetros desses astros. Para identificar o conhecimento prévio dos discentes a respeito dessa temática, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste à turma. As respostas ao pré-teste nos permitiram perceber que é de suma importância ter contemplado no currículo do curso de Ciências da Natureza a disciplina de Astronomia. A proposta pedagógica desenvolvida consistiu em construir uma representação do Sistema Solar em escala, com a participação dos discentes. Mercúrio e os demais planetas foram confeccionados com massinha de modelar e papel amassado, sendo que suas posições foram apontadas em um mapa da cidade . A projeção do Sistema Solar na cidade facilitou a percepção das grandes distancias e tamanhos pertencentes a essa estrutura. Também fez-se necessária a contextualização desses conteúdos nos PCN’s, bem como apontamentos de como esses conteúdos são apresentados nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. A análise dos comentários dos discentes e dos pré e pós-testes permitiu concluir que houve evolução no entendimento da estrutura do Sistema Solar por parte dos discentes.