O presente estudo apresenta um experimento que permite mostrar o comportamento do potencial elétrico numa superfície afetada por duas cargas elétricas puntuais. No referido experimento, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco manuseiam um multímetro, realizam a leitura do potencial elétrico numa região delimitada do campo elétrico de duas cargas elétricas, registram numa planilha os resultados encontrados e analisam os resultados. Os estudantes fazem uma escala de cores, na planilha feita manualmente, onde intervalos numéricos de potenciais elétricos tem a mesma cor. Assim, a visualização das linhas ou superfícies equipotenciais fica mais palpável.Com o auxílio de uma planilha eletrônica, um dos mapeamentos feitos pelos estudantes tem ali seus dados inseridos, onde é possível construir um gráfico colorido que facilita a visualização de regiões que compartilham valores próximos de potenciais elétricos, configurando assim as linhas equipotenciais. Desse modo, a construção do conhecimento dos estudantes é protagonizada por eles próprios, uma vez que realizam a atividade experimental, chegam às próprias conclusões, compartilham os seus resultados com as outras equipes e reorganizam sua relação com o material educativo, cabendo ao professor apenas mediar a atividade experimental. Esta atividade permite aos estudantes compreender o conceito de equipotenciais, e relacioná-lo com outro conceito físico abstrato de difícil compreensão: o campo elétrico.