A presente investigação buscou averiguar as últimas produções científicas a respeito da formação de educadores do campo, destacando à formação inicial de monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs) nos mais variados programas de pós-graduação espalhados pelo Brasil. O principal objetivo foi identificar as principais disposições sobre as produções voltadas a essa área, elencando os principais aspectos e os desafios que transcorrem pela formação desses educadores. A pesquisa foi realizada no Portal de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2013 a 2016. Identificamos 65 (sessenta e cinco) trabalhos, os quais foram classificados em três categorias a saber: "Formação de Educadores do Campo", "Práticas de educadores do campo" e "Formação e prática de educadores do campo". Os resultados obtidos apontam que os trabalhos voltados à formação de monitores do campo é incipiente. Tal formação, como apontado pela maioria das pesquisas, têm um importante papel para as práticas educativas, a fim de promover intervenções no campo brasileiro com o intuito de reverter os processos de marginalização que este meio foi submetido, o que foi provocado por processos socioeconômicos durante os últimos anos. Além disso, aponta para a necessidade de maiores pesquisas que analisam a formação e a prática de monitores de EFAs, uma vez que tais instituições escolares desempenham um papel fundamental para a valorização do campo e de toda a sua diversidade a partir de práticas educativas que compactuam com os pressupostos da educação do campo.