Este trabalho apresenta nosso estudo de doutorado sobre o Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o qual objetivou realizar a avaliação das contribuições deste Programa para a permanência e bom desempenho acadêmico dos estudantes com deficiência desta universidade no ensino superior. A referida pesquisa foi realizada nos cursos de graduação desta instituição de educação superior, tendo como participantes: estudantes com deficiência, tutores especiais, professores e a coordenadora do referido Programa. Concluída em 2012, a presente investigação contou como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionários, entrevistas e registro de observações em salas de aulas. Na análise das entrevistas, assim como dos registros das observações, detectamos aspectos do Programa que ratificam, pontos que contrariam e pontos que necessitam ser incorporados à Resolução nº 013 do CONSEPE/UEPB, que criou o Programa de Tutoria Especial no âmbito da UEPB. Dessa forma, constatamos a necessidade desta Resolução ser revista para contemplar as novas demandas da dinâmica do Programa.