BEM, Geralda Maria De. Educação do campo: saberes e identidade do povo camponês. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20802>. Acesso em: 23/12/2024 01:42
RESUMO: Com este trabalho buscamos refletir sobre a Educação do Campo e sua trajetória nos dias atuais, bem como sobre os saberes e a identidade dos povos campesinos, suas lutas nos movimentos sociais do campo, com a compreensão de que a Educação do Campo deve ser voltada para a valorização da formação do conjunto da população de trabalhador e trabalhadora que reside no campo brasileiro. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, estudando os autores: Caldart (2004) Silva (2014), Souza (2012), Almeida e Jesine (2007),Woodward (2014), bem como as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo, que discutem a temática em estudo no que se refere à identidade do povo camponês. Tendo como objetivo discutir os saberes e a identidade dos povos campesinos, este estudo nos proporcionou compreender como acontece o movimento camponês, a partir dos grupos que habitam o cenário do campo brasileiro, sejam eles: ribeirinhos, agricultores, quilombolas, indígenas, caiçaras, cujos povos possuem sua própria identidade, que vai depender do espaço geográfico no qual o sujeito está inserido. Dessa forma, só quem pode dar autenticidade à identidade é o próprio grupo, uma vez que cada um desses grupos possui sua identidade cultural.