Fundamentado em um dos pilares da política dos cinco R's (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), o presente trabalho baseia-se no conceito de reciclagem no qual resume-se a recuperação da parte reutilizável dos descartes do sistema de produção ou de consumo, para reintroduzi-los no ciclo de produção de que provêm. O processo de execução ocorreu no Centro de Educação Integrada Mais – CEI, na cidade do Natal-RN. Durante a realização de um projeto de cunho experimental educativo, procurou-se explorar o uso da escola, que é uma instituição privilegiada para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas críticas quanto à temática de desperdícios de matérias primas que outrora poderiam ser aproveitadas, com intuito inclusive de diminuição total ou parcial de um impacto ambiental que poderá ser causado. Tornando-se assim cientes de suas responsabilidades como cidadão e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente. Através de um plano de pesquisa acadêmico foi observado a possibilidade da implantação de práticas de reciclagem de material descartado (folhas de papel A4), que poderiam ser utilizadas através de um sistema de aproveitamento desse material, com a produção de quadros, num processo de interdisciplinaridade. Através dos resultados obtidos fica comprovada a viabilidade da metodologia utilizada como ferramenta auxiliar no processo de educação, justificada por seu conteúdo de fácil compreensibilidade.