O presente trabalho pretende realizar algumas considerações acerca da necessidade de uma educação anti-racista, que visa antes de tudo realizar um resgate histórico e cultural das práticas realizadas pelas matrizes étnico-raciais que compõe o povo brasileiro. Trataremos mais especificamente dos povos Africanos e Afro-Brasileiros e do debito que o nosso país possui para com eles no que dizer respeito a falta de reconhecimento das suas culturas. Num primeiro momento trabalhamos a concepção eurocêntrica da idéia de civilização e como essa concepção ecoou até os dias atuais provocando sérios problemas de desigualdades étnico-raciais. No segundo, e breve momento, expomos alguns movimentos que foram de grande importância para a aquisição de direitos e de proporcionar educação formal aos negros. No terceiro momento apresentamos conceitos essências para que possamos obter um entendimento mínimo das questões discutidas sobre as relações étnico-raciais, como identidade, racismo, etnocentrismo. No quarto momento apresentamos como a III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância foi importante para estimular o Brasil a um posicionamento mais crítico em relação ao povo negro. No quito e último momento expomos qual seria o papel da escola e da sociedade perante um país que ainda vive mergulhado em preconceitos raciais.