CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20537 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1095 "titulo" => "CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS" "resumo" => "No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais. A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, RECURSOS ÍDRICOS, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1095_29072016165213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA RODRIGUES " "autor_nome_curto" => "ANA CARLA " "autor_email" => "anacarlarodrigues18@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20537 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1095 "titulo" => "CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS" "resumo" => "No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais. A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, RECURSOS ÍDRICOS, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1095_29072016165213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA RODRIGUES " "autor_nome_curto" => "ANA CARLA " "autor_email" => "anacarlarodrigues18@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }